Cap. 1 - Por que temos medo?

sábado, 10 de setembro de 2011
          No início do primeiro capítulo, fala de uma pessoa que comenta sobre seu irmão, que todos gostavam dele, e que ele fazia amizade como o padeiro faz o pão diariamente, com facilidade.  Mas na adolescência de Dee ele conheceu umas pessoas na qual deveria ter evitado, que foi um contrabandista alcoólico que vendia cerveja para menores de idade. O álcool tentou seduzir o Dee e o irmão dele. Pelas quatro décadas que seguiu o irmão bebeu sua saúde, seus relacionamentos, seus empregos, seu dinheiro, e todos menos os últimos dois anos de sua vida.
          Mais aos 54 anos o irmão descobriu uma força de vontade que estabilizou seu casamento, procurou seus filos e trocou o bar pelo AA local. Mas conforme tudo que ele fez em sua adolescência após alguns anos a vida lhe cobrou seu preço, após três décadas fumando maços de cigarros por dia transformou seu coração em carne moída. Isso é o que acontece quando há pessoas nesse mundo que acham que só beber e fumar irão te trazer popularidade, amizades verdadeiras entre outras coisas, mas no final de tudo percebem que só trouxe problemas. 
          Infelizmente Dee foi parar no pronto-socorro e partiu.

          Agora que vemos o porque do título.
           Não sei se muitos já perceberam mais todos no mundo praticamente só tem falado nas demissões que acontecem na empresa que trabalha, no aquecimento global, na queda no mercado de trabalho, entre milhares de coisas. Principalmente nas violências, a praga de nossos dias, é o terrorismo, todo dia vemos mortes, acidentes graves na televisão. Quando vemos esses noticiários e nossos parentes ou filhos estão na rua? Não bate aquela insegurança, aquele medo de ter acontecido alguma coisa e você pode não ter sido avisada? É o que muito acontece. E quando você tem medo de perder o emprego e o dinheiro fixo do seu salário todo mês? Logo imaginamos, como irei pagar as contas? Como irei pagar a escola/curso de meus filhos? Na verdade, o medo vive conosco o tempo todo, e se você der uma brexa para ele entrar, ele irá de alojar de vez. Não podemos convidá-ló para jantar, é o que comenta no livro.

          Agora imagine sua vida inteira intocada pela angústia. E se a fé, não o medo, fosse sua reação-padrão a ameaças? Se você pudesse pôr um imã do medo sobre o seu coração e extrair cada pedaço de medo, insegurança e dúvida que ainda restasse nele? Imagine um dia, um dia ao menos, livre do medo do fracasso, da rejeição e da calamidade. Você consegue imaginar sua vida sem medo? Essa é a possibilidade por trás da pergunta de Jesus.
          Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo?" (Mateus 8:26).

          Lendo este capítulo vi que houve uma tempestade que transformou seu jantar de cruzeiro em um tenso mergulho. Eis o que um deles recordava da viagem: "Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco" (Mateus 8:23,24).
          Essas são as palavras de Mateus.
          No meio da tempestade Jesus dormia, seu sono perturbava Mateus e Marcos que com suas reações perguntaram:  "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!" (Mateus 8:25) Eis ai que surge a pergunta: "Mestre, não te importas que morramos?" (Mateus 4:38).
          Mas eles não perguntaram sobre o poder de Jesus, se ele conseguiria acalmar a tempestade, ou parasse-a e muito menos pergunto se tinhas conhecimento com tempestade, mas em vez disso levantaram dúvidas sobre seu caráter. 
          O medo faz isso com todos, o medo corrói a confiança. O medo deixa-nos como maníacos incontroláveis. A ponto de sermos grosseiros e duvidarmos da capacidade de alguém.
          O medo cria uma forma de amnésia espiritual conosco, Ele limpa a nossa memória de milagres,nos faz esquecer tudo que Jesus já fez e como Deus é bom.
          É horrível sentir medo, sentir insegurança.

          Lembro até hoje como tenho medo de altura desde nova, e meu avô sempre me fez acreditar que ter medo de altura certa forma era bobeira no meu caso. Eu tinha medo de subir no balanço, pois quando ele começava a balançar eu achava que ficava alto, que eu não iria conseguir me divertir, e realmente não conseguia, só sentia medo, e meu avô falava que era bobeira, tentava me tranquilizar, me acalmar e me mostrar que não era para ter medo, Eu o via como um herói, enquanto eu sentia medo, ele me protegia.
          Deus vê nossas tempestades de medo como meu avô me via com medo de altura.

          Eis agora que termino minha postagem com um trecho do livro que eu gostei muito foi:  A adoração de segurança enfraquece a grandeza. Não é à toa que Jesus trava tremenda guerra contra o medo. Seu comando mais comum emerge do lema "não tema". Jesus não quer que você viva em um estado permanente de medo. 
          A pergunta de Jesus é boa. "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" (Mateus 8:26)




Jéssica Guimarães de Sousa Mesquita
Sábado - 10/09/2011

1 comentários:

  1. Sentir medo é normal, mas aprisionar-se a ele não. O medo nos paralisa e nos faz sentir um ratinho em frente a um leão. Bela postagem... fico feliz em ter cooperado para que esse livro e seus entendimentos cheguem até você... É tempo de voar Jéssica Guimarães!

Postar um comentário